Um estudo elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), denominado Os cabeças do Congresso, classificou os 150 deputados e senadores mais influentes e em ascensão no Congresso Nacional no ano de 2019. Desse grupo, onze deputados federais e um senador são do estado do Rio de Janeiro.
O deputado federal Paulo Ramos (PDT-RJ) foi apontado pelo estudo do Diap como um dos parlamentares do estado do Rio que fazem a diferença no Congresso. Ele retorna à Câmara Federal, este ano, após cinco mandatos consecutivos como deputado estadual. Paulo Ramos foi deputado federal por dois mandatos (1986-1995). Na Assembleia Nacional Constituinte, foi escolhido Constituinte Nota 10 pelo Diap por defender e votar a favor dos direitos dos trabalhadores.
Para fazer a classificação, são entrevistados parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamento relacionado aos aspectos legislativos e institucionais.
Foram apontados ainda pelo estudo, no Rio de Janeiro, os deputados federais Alessandro Molon (PSB), Jandira Feghalli (PCdoB), Rodrigo Maia (DEM), Glauber Braga (PSOL), dentre outros.