Caixas eletrônicos deverão disponibilizar acesso ao serviço que não seja por biometria

Projeto de lei que quer estabelecer a norma é de autoria do deputado federal Paulo Ramos, do PDT-RJ

As agências bancárias de todo o país poderão ter que disponibilizar caixas eletrônicos para uso de correntistas com dificuldades ou que não possam ser identificados pela biometria. O autor da projeto de lei que quer estabelecer a norma é o deputado federal Paulo Ramos (PDT-RJ). O parlamentar justifica a proposta alegando que a perda da impressão digital afeta uma parcela significativa da população.

“Além dos idosos cuja perda das digitais é recorrente pelo enrugamento natural das pontas dos dedos, há casos de condições genéticas, como a adermotoglifia, pessoas que nascem sem impressão digital. Há medicamentos usados na quimioterapia que podem levar a perda das digitais. É constrangedora essa dificuldade em serem reconhecidos pelas máquinas de auto atendimento”, explica Paulo Ramos.

O parlamentar afirma ainda que os caixas eletrônicos deverão utilizar sistema de inserção de cartão de débito com uso de senha numérica ou alfa numérica. De acordo com a proposta, os gerentes das instituições bancárias ficarão responsáveis por colocar em prática o funcionamento da norma. “As necessidade impostas pela pandemia do coronavírus de lavar as mãos constantemente e uso de álcool gel também estão, aos poucos, danificando as papilas dos dedos”, acrescenta Ramos.

O projeto estabelece multa pelo não cumprimento, prevista no Art 57 e seguintes do Código do Consumidor.

Fonte: Site da Rádio Tupi FM

Mais Notícias

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Share on telegram
Compartilhe no Telegram
Share on email
Compartilhe no E-mail
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest
Share on google
Compartilhe no Google+

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *